Bottas admite falta de ritmo em Miami e espera “salto” com atualizações em Ímola

Valtteri Bottas até reclamou do safety-car, que complicou a estratégia, mas reconheceu que a Sauber não teve desempenho na Flórida

Valtteri Bottas disse que o safety-car arruinou as chances no GP de Miami da Fórmula 1, vencido por Lando Norris, mas, depois, o finlandês foi ao centro da questão: no fundo, a Sauber não tinha ritmo nas ruas da Flórida e, agora, aguarda as atualizações para o GP da Emília-Romanha. As novidades, na visão do piloto, podem representar uma evolução na temporada 2024.

Em Miami, Bottas foi um dos primeiros a parar pra trocar pneus e colocou os compostos duros na volta 11, tentando uma estratégia diferente para superar os adversários, após largar de macios — a maior parte do grid estava de médios. No entanto, no 28º giro, o safety-car entrou na pista após acidente entre Kevin Magnussen e Logan Sargeant. O episódio fez a Sauber mudar a estratégia e chamou o finlandês para um segundo pit-stop.

A bandeira amarela complicou a corrida de Bottas, que largou em 16º, mas o piloto admitiu que faltou também ritmo para conquistar um resultado melhor. No fim, Valtteri cruzou a linha de chegada no mesmo lugar em que iniciou.

“Tentei algo diferente [com pneus macios], mas a decisão não foi a melhor. Estava em boa posição para tentar alguma coisa diferente. Honestamente, com essa estratégia, o momento em que o safety-car entrou na pista foi o pior possível, infelizmente”, declarou.

Valtteri Bottas “não saiu do lugar” em Miami: largou e chegou em 16º (Foto: Sauber)

“No fim das contas, não tinha o ritmo que imaginava, então, há muito o que aprender com este final de semana”, reconheceu.

Bottas ressaltou o equilíbrio no pelotão intermediário do grid e espera pelas novidades que a Sauber vai levar para Ímola, em etapa agendada entre os dias 17 e 19 de maio. O piloto destacou que qualquer avanço pode significar um progresso considerável para o time de Hinwil, que ainda não pontuou na temporada.

“Espero que tenha sido um caso isolado, estávamos mais fortes nas últimas duas corridas. A próxima etapa é muito diferente, teremos novas atualizações no carro. Tudo está bem apertado e pequenos ganhos já representam um grande salto”, finalizou.

Fórmula 1 retorna no fim de semana dos dias 17 a 19 de maio, com o GP da Emília-Romanha, no circuito de Ímola.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.